sábado, 21 de dezembro de 2013

Feliz 2014



 
Hoje venho em nome de toda equipe Horst Hogrefe, agradecer aos amigos, colegas, pacientes, clientes, parceiros por esse ano magnífico que foi 2013. Dizer que sem a compreensão e a parceria de vocês, nada teria acontecido. Foram grande os aprendizados, grandes histórias, que cada um compartilhou conosco, e nos fez acreditar na melhora dia após dia. Uma das nossas conquistas é o sucesso que o nosso blog vem fazendo, recebemos ao longo do ano muitos elogios pela qualidade das matérias, pelo empenho e dedicação. E se não fosse por vocês, isso tudo não faria sentido. Desde já, desejamos a todos, um Natal Iluminado, um 2014 repleto de realizações, de muito amor, de muita saúde, de muito trabalho, e que possamos passar mais um ano todos juntos. Retornamos as atividades dia 06/01/2014, e esperamos todos vocês por lá! beeeeijos no coração de todos.
 
Atenciosamente,
à Equipe!
 

domingo, 15 de dezembro de 2013

Um médico italiano descobriu algo simples que considera a causa do câncer


pois é meus caros, hoje temos uma baita novidade sobre o temido Câncer. A matéria é super importante e espero que esclareça e ajude há muitos! ;)
segue ai, beijos e ótima semana! <3
 
 
 
 
Inicialmente banido da comunidade médica italiana, foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Câncer quando apresentou sua terapia. O médico observou que todo paciente de câncer temaftas.
 
Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos - Candida albicans. Esse médico achou muito estranho que todos os tipo de câncer tivessem essa característica, ou seja, vários são os tipos de tumores mas têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente.
Então, pode estar ocorrendo o contrário, pensou ele. A causa do câncer pode ser o fungo.
E, para tratar esse fungo, usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece:bicarbonato de sódioAssim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonato de sódio, não apenas ingerível, mas metodicamente controlado sobre os tumores.


Resultados surpreendentes começaram a acontecer.

Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas.
 
 
Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados e hoje comprovam com seus exames os resultados altamente positivos do tratamento. Para quem se interessar mais pelo assunto, siga o link (em inglês):não deixem de ver o vídeo, no link abaixo. O medico fala em italiano, mas tem legenda em português . http://www.curenaturalicancro.com/
 
 
Lá estão os métodos utilizados para aplicação do bicarbonato de sódio sobre os tumores.
Quaisquer tumores podem ser curados com esse tratamento simples e barato.
 
Parece brincadeira, né? Mas foi notícia nos EUA e nunca chegou por aqui.
 
Bem que o livro de homeopatia recomenda tratar tumores com bórax, que é o remédio homeopático para aftas. E os macrobióticos consideram o câncer uma manifestação natural do meio ácido.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Receita especial de grão de bico

hoje completamos 4 meses de blog, e os resultados de todo nosso empenho estão cada dia melhores!!! Desde já, agradecemos o apoio de amigos, clientes, parceiros, familiares e toda equipe, que juntos estamos crescendo com a melhora do dia a dia de nossos pacientes queridos! Saibam que cada postagem aqui, foi pensado e programado com muito carinho em vocês, nosso motivo pelo qual amamos! Enfim, nada melhor que comemorarmos 4 meses de existência, com uma super receita! vinda do site: www.curaeascensao.com.br super recomendado e algumas receitas teremos que adapta-las há nossas recomendações diárias.












INGREDIENTES

ASSADO DE GRÃO DE BICO
 
1 xícara de gão de bico cozido e amassado
1 xícara de purê de hortaliças (chuchu, abobrinha, etc.)
2 tomates picadinhos
1 cebola picada
alho, sal e cheiro verde a gosto.

Misture todos os ingredientes e asse. Bom pra comer com azeite ou molho shoyu.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Alimento Coringa: Hortelã

mais uma boa dica da página super recomendada #NutriçãoHolística! Aprovadíssimo! 



Crie o hábito de inseri-lo em seu dia a dia. E Entenda o porque:
Ação Antibacteriana
A hortelã possui uma  substância chamada mentol que ajuda a combater vírus e bactérias. Use a folha diariamente
Contra náuseas
Comece o dia tomando um copo de água com folhas de hortelã. Ela tem propriedades favoráveis para quem sofre de náuseas e enjoos matinais
Descongestionante
Os óleos à base de hortelã são ideais para acabar com a congestão nasal. Vendidos nas farmácias, podem ser utilizados na água ou diretamente no nariz
Tônico natural
Adicionada à fórmula dos cosméticos, a folha de hortelã ajuda a eliminar cravos e espinhas, limpando por completo a pele
 No gargarejo
Com o chá da erva, faça um gargarejo. Quando utilizado todos os dias, ele acaba com aftas, infecções na boca e problemas de garganta
Elimina toxinas
O uso diário da erva trata de  desordens do sistema digestivo, como gases, prisão de ventre, dores de barriga, além de colaborar na eliminação das toxinas do organismo
Para má circulação
Quem tem problemas circulatórios, deve investir no chá de hortelã de forma cotidiana. A folha depura o sangue, facilitando a circulação
Analgésico

Indicada para dores de cabeça ou desordens hepáticas  e renais, tem ação  desintoxicante, favorecendo o alívio imediato da dor

E para finalizar uma receita com o hortelã:
Salada de Tomate, pepino e Hortelã. 


Ingredientes:
5 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de sal
2 pepinos grandes, cortados em rodelas finas
3 tomates grandes, sem sementes e picados
2/3 xícara de cebola-roxa média, picada
1/2 xícara de hortelã fresca picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Preparo:15mins  ›  Cozimento: 5mins  ›  Tempo adicional:1hora marinando  ›  Pronto em:1hora20mins
Em uma tigela grande, misture o limão, o mel e o sal. Acrescente o pepino e deixe-o marinando durante 1 hora, mexendo ocasionalmente.
Junto com o pepino coloque o tomate, a cebola, a hortelã e o azeite. Misture a salada delicadamente e tempere-a com sal e pimenta.

(alterado) Fonte: www.nutricaoolistica.blogspot.com.br

domingo, 24 de novembro de 2013

Tratamento para Enxaqueca

enxaqueca de um modo geral, é uma patologia com tratamentos longos e muitas vezes não muito eficazes. Onde as dores vem e vão no decorrer dos dias. Na acupuntura existe um foco maior no equilibrio, mantendo a dor livre por um tempo mais prolongado ou até permanente. O tratamento é direcionado no órgão alvo responsável pela enxaqueca que é muito mais o estômago que a própria cabeça!

A enxaqueca resulta em uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos e hormonais, decorrentes do estilo de vida e hábitos do portador da doença, e também de uma predisposição genética.
O resultado é uma série de sintomas, que podem ir muito além da dor de cabeça. Por sinal, existem casos de crises de enxaqueca sem, ou com muita pouca dor de cabeça.
Geralmente porém, a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. A dor é intensificada pela atividade física rotineira e associada com náuseas, fotofobia e fonofobia.
Cefaléia popularmente conhecida como dor de cabeça, é um problema  comum para a população. Muitos pacientes fizeram inúmeros  exames e tratamentos para tentar se livrar da Cefaléia, mas é muito difícil de obter um resultado satisfatório.
Acupuntura sistêmica  e a auriculoterapia associada a alguns completmentos na dieta alimentar muitas vezes através da teoria da Medicina Tradicional Chinesa(MTC) conseguem ajudar os pacientes a saírem deste sofrimento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaléia, cerca de 15% da população brasileira sofre de enxaqueca. A acupuntura é um tratamento que pode ajudar a melhorar a doença. De acordo com um estudo publicado pelo Lia Oning Journal of Traditional Chinese Medicine, 94% das pessoas que sofriam de enxaqueca tiveram melhora com o tratamento de acupuntura. “A técnica eleva a serotonina e libera endorfinas, provocando uma sensação de bem estar e relaxamento e aliviando a dor. Além de proteger o estômago, que é o órgão alvo da enxaqueca.
A duração da dor provocada pela enxaqueca pode variar de horas a dias, e ser sentida em diferentes locais da cabeça, como face, nuca e dentes. Essas dores podem ser acompanhadas de enjôos, vômitos, azia, falta de apetite, olhos vermelhos, lacrimejamento, alergias respiratórias, humor alterado, disfunção intestinal, tonturas, formigamentos, sudorese excessiva e dores no peito que se confundem com a síndrome do pânico. Algumas pessoas possuem uma dor tão intensa que precisam ficar isoladas no escuro e no silêncio
Alguns alimentos como queijos, frutas cítricas, banana, carne seca, feijão, pizza, chá, cafeína, chocolate, vinho tinto e cerveja também podem ajudar a desencadear a enxaqueca.
O sentimento responsável pela enxaqueca é o excesso de preocupação, geralmente o querer “abraçar o mundo” e deixá-lo sempre em último lugar…
Na maioria dos casos acontecem em pessoas do perfil de TERRA (ler o perfil em “Os cinco elementos” neste site). É interessante se conhecer para tentar identificar exatamente o que lhe estimula o aparecimento desta síndrome.
O tratamento de acupuntura não se restringe em colocar agulhas no corpo, na orelha e cuidar com a alimentação. O principal é entender o que te desequilibra, e isso é o que precisamos decifrar em nossas consultas.
Para iniciar o tratamento com acupuntura é feita uma avaliação do paciente. As sessões de acupuntura são realizadas uma vez por semana, mas em crises háum protocolo diferenciado. Porém, essa freqüência, assim como a duração do tratamento, dependem de cada paciente.
Pensando bem, na nossa cultura não é fácil acreditar que uma agulha posicionada num determinado ponto (por exemplo, no pé) pode aliviar uma dor em outro ponto (por exemplo, na cabeça).
Existem centenas de pontos de acupuntura na superfície do nosso corpo. Esses pontos foram descritos pelos antigos chineses, e permanecem atuais na sua eficácia. Isto é a ACUPUNTURA.
A acupuntura funciona tão bem no alívio de muitas dores, que cientistas em universidades do mundo inteiro têm pesquisado a sua ação sobre o nosso organismo. E as pesquisas têm mostrado resultados incríveis.
acupuntura atua em vários níveis do cérebro:
. Ativando um circuito denominado sistema supressãor da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente);
. Promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, fabricadas nos neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar);
. Aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior;
. Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.
O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!
acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de manter o seu organismo equilibrado, isso até o indivíduo conseguir um auto equilíbrio ensinado durante o próprio tratamento.
A enxaqueca tem tratamento com acupuntura, viver o dia a dia com dores… afeta muito a rotina, a vida pessoal e social do indivíduo, agende um horário com a avaliação e primeira sessão gratuita, desta forma você já está dando o primeiro passo para uma vida livre de dores e sofrimentos!!!

Fonte: www.portaloriental.com.br

domingo, 17 de novembro de 2013

10 maneiras simples e baratas para ter uma alimentação saudável

Que tal uma dica super bacana, com regrinhas de como cuidar da sua alimentação, vinda do site de Nutrição Esportiva, Saúde e Qualidade de Vida, comandada pelo nutri Laís Simino. (http://www.nutrilais.com/2013/11/10aneiras-simples-e-baratas-para-ter.html) Super recomendado!



1) Faça uma lista dos itens que você precisa antes de ir ao mercado
Vá às compras (semanalmente, quinzenalmente, ou do modo que você preferir) com uma lista do que você precisa, não fique passeando pelos corredores procurando o que comprar (dessa forma você corre o risco de comprar coisas que não precisa e, normalmente, essas coisas costumam ser as mais calóricas, pois chamam a atenção nas prateleiras).

2) Não vá às compras quando estiver com fome
Quando estamos com fome temos a tendência de exagerar nas compras de itens alimentícios. Aliás, não é bom nem fazer a lista de compras com fome, já que você pode colocar alimentos que esteja com vontade de comer naquela hora na lista, mas que não necessariamente seja algo que você precise comprar.

3) Escolha alimentos frescos ao invés de processados/enlatados
Além de serem mais baratos, alimentos frescos (in natura) sempre são mais saudáveis.

4) Opte pelos grãos/cereais integrais
Quando os cereais são processados (refinados), eles perdem grande parte de seus benefícios e nutrientes, incluindo fibras, vitaminas, etc.

5) Esqueça as bebidas açucaradas
Aqui entram refrigerantes, sucos industrializados, etc. Mesmo os diet/zero têm adição de ingredientes (MUITOS) para serem adoçados. Esqueça! Além de custar caro, não fazem nada bem! Opte por sucos naturais, polpas ou concentrados.

6) Quer algo doce? Consuma alimentos naturalmente adocicados
Eu sei que os doces são as grandes tentações pra muita gente. Mas isso é uma questão de acostumar o seu paladar! Comece a optar por frutas, por exemplo, quando estiver com vontade de comer doces. As frutas têm seu açúcar natural (frutose). No começo você pode achar que não é doce o suficiente para matar sua vontade mas, acredite, com um pouquinho de persistência você pode se livrar dos desejos loucos por doces.
Ah! Sem contar que é muito mais barato comer uma fruta do que um chocolate!

7) Prepare sua própria refeição sempre que possível
Eu sei que, nos dias de hoje, nem todo mundo pode se alimentar em casa. Porém, sempre que possível, prepare sua própria refeição! Além de ser mais saudável (você sabe exatamente o que está comendo, de onde veio e como foi preparado), fica muito mais barato!

8) Inclua frutas ou vegetais em todas as preparações
Parece impossível né? Mas eu garanto que tudo que você for preparar (inclusive sobremesas) dá espaço para incluir frutas ou algum tipo de legume. Procure receitas mais saudáveis, nosso amigo Google ajuda muito nisso!

9) Vá à feira
As feiras-livres são ótimas aliadas de quem está procurando alimentos de qualidade, frescos e baratos. Ache uma feira próxima à sua casa e compre o que der por lá.

10) Não tenha "alimentos ruins" em casa
É muito simples: se você estiver em casa ansioso, com tédio ou irritado, abrir o armário e tiver várias coisas "não saudáveis" lá, é óbvio que você vai comer. Se você só tiver itens saudáveis (tanto em casa como na bolsa, por exemplo), as chances de você se sentir tentado à comer outras coisas é bem menor!

benefícios da pimenta

insistindo mais um pouco na nossa querida pimenta! quem aí já teve bons resultados tomando ela todos os dias? podem deixar seus comentários abaixo dessa postagem, adoramos quando vocês também compartilham conosco suas experiências! :D
hora da matéria então, aproveitem mais uma leitura boa!

inté!

BENEFÍCIOS DA PIMENTA 




Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes. Segundo o médico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefícios à Saúde, além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer. 


Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.
Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas, saiba que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão.

DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE

Baixa imunidade - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados promissores.

Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão - A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Enxaqueca - Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor.

Esquistossomose - A cubebina, extraída de um tipo de pimenta asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a doença em cobaias foi eliminada.

Feridas abertas - É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada.

Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.

Hemorróidas - A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico.

Infecções - O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração - A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade - Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial.

Reumatismo, artrite e artrose - Recomenda-se a aplicação de compressas quentes ou frias nas articulações, feitas com 250 gramas de pimenta vermelha socada e misturada a uma pasta de purê de inhame. Use uma vez ao dia até a melhora.


fonte:http://www.curapelanatureza.com.br/2008/08/os-benefcios-da-pimenta.html#sthash.VIgQ2Urs.dpuf

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Soja: Mitos e Verdades


A soja, já há algumas décadas, é tratada como uma “estrela” no universo dos alimentos tidos como saudáveis. Inúmeros nutricionistas, jornais e revistas especializadas recomendam.

Muitos que se propõem a melhorar a qualidade do que comem começam por acrescentar seus derivados em sua dieta, de fato acreditando que estão fazendo escolhas mais saudáveis.  ”Contém Soja” em qualquer rótulo, seja de uma bebida, seja de um biscoito, parece transmitir a noção de que o produto em questão é abençoado e tem tudo o que a sua saúde pode estar precisando.

MAS… e se toda esta história for apenas mais um mito criado pela indústria (da soja, obviamente) para vender sua produção? Seria possível a um conjunto de seres humanos criar uma estratégia de disseminação de meias-verdades e propaganda enganosa para vender produtos que trazem, na realidade, mais malefícios do que benefícios para a saúde….. somente por dinheiro?

Pode apostar.

Toda esta propaganda que promove a soja como um “alimento milagroso” é apenas mais uma armadilha da indústria alimentícia. Afinal, a indústria da soja é tão grande quanto à indústria do leite (que o promove como “fonte essencial de cálcio”) e a indústria da carne (que a promove como “fonte essencial de proteínas”), e dispõe de grande orçamento para patrocinar estudos e publicidade para colocar a leguminosa em alta.

Promovida como uma alternativa “mais do que saudável” para o leite e para a carne, a soja hoje é adicionada em quase tudo. Biscoitos, macarrão, salgadinhos infantis, fórmulas nutricionais para bebês, bebidas prontas, suplementos para atletas… Parece que adicionar soja entre os ingredientes é bom negócio. O consumidor realmente acredita optar por algo melhor quando lê a palavra mágica “soja” entre os ingredientes.

Não é a primeira vez que a indústria se aproveita do pouco estudo do consumidor e pincela a realidade com toques de fantasia. Neste caso, porém, a dimensão da “fábula” se tornou realmente enorme e se fala até mesmo em “milagre da soja”. Já passa da hora da verdade ser dita. E a verdade é que, a menos que seja preparada da maneira correta, a soja é um veneno para a delicada bioquímica do corpo humano.



Sabedoria Ignorada

A soja foi utilizado como alimento pela primeira vez durante a antiga dinastia Chou (1134-246 AC), somente após esta cultura ter aprendido a transformá-la em algo biodisponível através do processo de fermentação, o que fez surgir alimentos como o missô, o tempê, o nattô e o tamari. A soja era então, utilizada apenas como condimento e em pequenas quantidades, como é até hoje nas culturas tradicionais. Nunca foi utilizada como substituto para alimentos de origem animal e nem mesmo da maneira excessiva como tem sido propagada nos dias de hoje pela cultura ocidental.

A sabedoria dos antigos compreendia que a soja que não é preparada devidamente é altamente indigesta. Algo que foi ignorado por aqueles que propagam o uso irrestrito da soja, na forma do grão integral cozido, na forma de “carne” ou “leite” de soja e nas inúmeras formas de soja não-fermentada, desnaturada pelo calor excessivo e/ou pressão, tratada com químicos, fracionada ou coagulada para se transformar em tofu ou até mesmo geneticamente modificada para ser resistente a pragas e, portanto, fornecer maior lucratividade por metro quadrado.

O fato é que existe um elevado conteúdo de anti nutrientes na soja que não é devidamente preparada. Anti nutrientes são substâncias que interferem com a absorção de nutrientes e seu consumo freqüente conduz a deficiências crônicas de minerais. Na soja se concentram substâncias como o ácido fítico e alguns inibidores enzimáticos que bloqueiam a ação da tripsina (uma importante enzima vital), dentre outras enzimas essenciais. Estes inibidores são proteínas resistentes que retém sua configuração mesmo quando cozidas por longos períodos. Quando ingeridas, estas substâncias produzem desarranjo gástrico, redução na capacidade de digestão das proteínas e deficiências crônicas de aminoácidos.

Os chineses sabiam disto e, portanto, só consumiam a soja fermentada. A fermentação, realizado por microorganismos benéficos (probióticos), pré digere a proteína em aminoácidos e inativa tanto os inibidores enzimáticos quanto os anti nutrientes. Desta forma a soja se transforma em um alimento altamente biodisponível, apta ao consumo humano. Se a soja não for preparada desta maneira bem específica, ou seja, por fermentação lenta, o melhor é evitá-la.

A soja contém naturalmente fito estrógenos, substâncias que mimetizam a ação do hormônio estrogênio dentro do corpo humano. Quando você ingere uma pequena quantidade destas substâncias o corpo se adapta sem alterações, mas em excesso estes fito estrógenos causam desequilíbrio hormonal.

Acontece que, além do hábito ocidental de consumir a soja em quantidades excessivas, a absoluta maioria da soja disponível é geneticamente modificada. A soja geneticamente modificada contém muito mais fito estrógenos do que a soja natural. Seu consumo agride o equilíbrio hormonal e pode conduzir à puberdade prematura e a uma série de doenças relacionadas ao excesso de estrogênios no decorrer da vida. Pesquisas ainda pouco divulgadas (afinal, não contribuem para a lucratividade da indústria) demonstraram que o uso de soja nas fórmulas de nutrição para bebês pode causar danos irreversíveis em seu sistema nervoso. A sugestão é não consumir produtos geneticamente modificados de qualquer espécie, e no caso da soja isto é particularmente difícil.


Proteína Vegetal Texturizada: Resíduo Industrial


A proteína isolada da soja, presente em suplementos para atletas e em diversos alimentos industrializados, assim como a proteína vegetal texturizada, ou carne de soja, são, sem exagero, venenos tóxicos para o sistema biológico humano.

É importante lembrar que nem todos os venenos matam na primeira dose. Porém, assim como os refrigerantes, os refinados e as frituras, esses derivados industriais da soja são agressivos e anti naturais para o sistema e contribuem para o desequilíbrio da ecologia interior. Ainda que o organismo seja equipado com uma exímia capacidade de expulsar toxidade, a cada vez que você escolhe ingerir algo inadequado está desnecessariamente desgastando o mesmo, poluindo sua bioquímica interior e ofendendo a Natureza que vive dentro de você. Ainda que sua sensibilidade possa não estar vívida o suficiente para perceber esta realidade.

O que faz com que estas substâncias sejam tão nocivas é justamente a sua natureza altamente processada.  Para produzir a proteína isolada de soja, os grãos da leguminosa são primeiramente moídos e depois mergulhados em solvente químico de petróleo, com o objetivo de extrair os óleos naturais do grão. O resíduo desta mistura, que é na verdadea sobra do processo industrial de extração do óleo é então misturado com açúcares e com uma solução alcalina (também química) para remover qualquer fibra. A massa resultante é então precipitada e separada utilizando uma lavagem ácida, feita geralmente em enormes tanques de alumínio. O ácido faz com que o alumínio se dissolva das paredes dos tanques e se concentre na soja. De fato, a proteína isolada de soja pode ter até 100 vezes o conteúdo de alumínio que se encontraria nos grãos in natura. Finalmente, o que sobra é neutralizado em uma solução alcalina e depois desidratado em altas temperaturas para produzir um pó protéico.

O resultado final é um pó que é tão artificialmente desnaturado que se transforma em veneno. Mesmo assim, a maioria dos anti nutrientes presentes naturalmente na soja resistem e permanecem em seu conteúdo. Seu corpo é incapaz de utilizar a proteína isolada da soja de qualquer forma; o que ele faz é simplesmente tentar eliminá-la do sistema o mais rápido possível.

Proteína vegetal texturizada, ou PVT, a famosa “carne de soja” não é nada mais do que proteína isolada de soja que foi compactada através de um processo industrial de elevada pressão e temperatura. Tão venenosa quanto o isolado de proteína de soja, se não mais, porque esta é muitas vezes adicionada de corante caramelo, substância reconhecidamente cancerígena, e o famigerado realçador de sabor glutamato monossódico, um dos piores venenos que o ser humano pode colocar para dentro de seu templo biológico.


Assim sendo, uma maneira de medir os critérios de qualidade de um restaurante que se denomina natural é verificar se este oferece a tal “carne de soja”, ou proteína vegetal texturizada (PVT) em seu cardápio. Pratos como “Strogonoff de carne de soja”, carne de soja refogada, kibe, coxinha ou pastel de carne de soja, molho bolognesa com carne de soja e outras opções semelhantes são uma clara demonstração de que os responsáveis pela elaboração do cardápio carecem de um tanto mais de estudo, uma vez que estão se propondo a oferecer opções de alimentos naturais que contribuem para a saúde das pessoas.


Naturalmente, os critérios das grandes indústrias alimentícias não são muito melhores e portanto é recomendável que você adquira o hábito de ler o rótulo daquilo que você está habituado a comprar e evite tudo aquilo que contenha proteína isolada de soja ou proteína vegetal texturizada em sua composição. Eles estão adicionando isto em tudo hoje em dia, especialmente naquilo que tem como meta atingir o nicho de mercado “natural e saudável”. Uma grande mentira, é claro, pois como foi demonstrado não pode haver coisa tão distante do natural e do saudável.

Um apelo especial às mães: não dê aos seus bebês qualquer coisa que contenha proteína isolada de soja ou PVT, nem mesmo fórmulas feitas com extrato de soja ou leite de soja. Leite de soja é altamente indigesto e carrega em sua composição todos os anti nutrientes e toxinas advindas do processo de industrialização.

Consideremos o processo envolvido no feitio do leite de soja. Primeiramente, com o objetivo de remover alguns dos anti nutrientes (mas não todos), os grãos da soja são mergulhados em uma solução alcalina. Esta mistura é então cozida em panelas de pressão gigantescas, algo que desnatura a proteína da soja a tal ponto que a torna algo muito difícil para o corpo digerir. A solução alcalina em que os grãos ficam de molho deixa neles um carcinogênico (cancerígeno) chamado lisinealina.

Portanto, se é absolutamente necessário beber leite de alguma espécie, que seja o leite de amêndoas, de gergelim, de coco, de castanhas, de nozes, de girassol, de linhaça, de quinua ou, em último caso, de arroz.

Tofu: Só em pequenas quantidades


Mesmo produtos fracionados da soja como o tofu trazem consigo alguns inconvenientes, pois herdam os anti nutrientes e inibidores enzimáticos, ainda intactos em sua maioria. O processo de feitio do tofu de fato reduz parte do conteúdo de anti nutrientes, mas muito deste conteúdo permanece. O ácido fítico permanece intacto.

Tofu é uma adição bem recente às culturas orientais, e mesmo lá ele é utilizado apenas como condimento, em quantidades moderadas.

A tragédia é que os produtos de soja estão sendo promovidos atualmente em escala sem precedentes, e as pessoas induzidas a pensar que são alternativas saudáveis para o dia-a-dia. Médicos e nutricionistas que não se dedicam a se aprofundar neste estudo passam adiante as informações patrocinadas pela indústria multibilionária que financia estudos dúbios para incentivar as vendas. O problema é especialmente significativo para aquelas pessoas que, sensibilizadas com o absurdo que é a indústria do sofrimento animal, optam por não mais ingerir carne, derivados de leite e ovos e recebem a informação de que precisam suplementar as necessidades de proteína através da soja, passando assim a consumir derivados da leguminosa com freqüência e em grande quantidade.

Em 2003 foi feita uma pesquisa, extensamente divulgada pelo Dr. John McDougall, MD, que demonstrou que os fatores de estimulação hormonal da soja podem acelerar em até 69% (30% a mais que os temíveis laticínios) o crescimento de células cancerosas e tumores através da estimulação exagerada de um fator corporal denominado IGF-1 (Insulin Growth Factor). Somente este fator seria significativo o suficiente para despertar um alerta em relação ao desmedido consumo de soja que tem acontecido. Como vimos, entretanto, este está longe de ser o único.

Os únicos produtos de soja recomendáveis são aqueles elaborados a partir da fermentação da mesma, tais como o missô, o tamari, o tempê e o nattô, os quais devem ser originados de grãos orgânicos, e não modificados geneticamente. Tofu não deveria ser usado como substituto para a carne, mas, no máximo, ingerido em pequenas quantidades, como um condimento, assim como fazem as culturas asiáticas que deram origem a ele.


MITOS E VERDADES SOBRE A SOJA  
(Fonte: Fundação Weston Price)

Mito: Culturas asiáticas consomem grandes quantidades de soja.

Verdade: O consumo médio de soja no Japão e na China é de 10 gramas (aproximadamente 2 colheres de chá) por dia. Asiáticos utilizam a soja em pequenas quantidades, como condimento, e não como substituto para a proteína animal.


Mito: A soja fornece proteína completa.

Verdade: Como todas as leguminosas, a soja é deficiente em aminoácidos sulfurosos com a Metionina e a Cistina. Além disso, o processamento industrial desnatura a frágil Lisina.


Mito: Alimentos fermentados de soja pode fornecer a vitamina B12 para suprir as necessidades de dietas vegetarianas.

Verdade: O composto que lembra a vitamina B12 presente na soja não pode ser utilizado pelo corpo humano. De fato, alimentos provenientes da soja causam ao corpo uma necessidade maior de B12.


Mito: A fórmula nutricional para bebês feita de soja é saudável.

Verdade: Os inibidores enzimáticos da soja afetam a função pancreática. Dietas com elevado teor de tripsina, quando testadas em animais, levaram a uma paralisia do crescimento e desordens do pâncreas. Soja aumenta a necessidade de vitamina D do corpo, necessária para o fortalecimento dos ossos e para o desenvolvimento em geral. O ácido fítico também reduz a absorção do ferro e do zinco, igualmente importantes para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. E a megadose de fito estrogênios na fórmula infantil de soja tem sido implicada como um dos fatores da tendência do desenvolvimento sexual prematuro das meninas e do retardamento do desenvolvimento sexual dos meninos.


Mito: Derivados de soja podem ajudar a prevenir a osteoporose.

Verdade: Derivados de soja podem causar deficiências em cálcio e em vitamina D, ambos necessários para a saúde dos ossos.


Mito: Derivados de soja protegem contra diversos tipos de câncer.

Verdade: Um estudo feito pelo governo britânico relatou que não existe qualquer evidência que a soja protege contra câncer de mama ou qualquer outro tipo de câncer. De fato, derivados de soja podem resultar num aumento do risco de câncer.


Mito: Derivados de soja protegem contra doenças de coração.

Verdade: Em algumas pessoas, o consumo de soja irá reduzir o colesterol, mas não há qualquer evidência que as doenças do coração estejam ligadas ao aumento do colesterol.


Mito: O fito estrogênio da soja (isoflavona) é saudável.

Verdade: As isoflavonas são agentes que rompem o equilíbrio do sistema endócrino. Acrescentados na dieta, podem prevenir a ovulação e estimular o crescimento de células cancerígenas. Apenas 30 gramas (4 colheres de sopa) de soja por dia pode resultar em hipotireoidismo com sintomas de letargia, constipação, ganho de peso e fadiga.


Mito: Derivados de soja são bons para as mulheres em seus anos pós-menopausa.

Verdade: Derivados de soja podem estimular o crescimento de tumores devido ao seu teor elevado de estrogênio, além do já mencionado déficit no funcionamento da tireóide. Uma tireóide debilitada é associada com dificuldades na menopausa.


Mito: Os fito estrogênios da soja podem melhorar a capacidade cerebral.

Verdade: Um estudo recente revelou que as mulheres com a maior quantidade de estrogênio em seu sangue apresentavam os menores níveis de função cognitiva. O consumo de tofu é relacionado com o crescimento da ocorrência da doença de Alzheimer em descendentes de japoneses.


Mito: A soja é boa para a sua vida sexual.

Verdade: Diversos estudos demonstraram que derivados da soja causam infertilidade nos animais. O consumo da soja estimula o crescimento dos cabelos em homens de meia idade, algo que indica redução nos níveis de testosterona. Donas de casa japonesas alimentam seus maridos consistentemente com tofu quando querem reduzir sua virilidade.


Mito: A soja é boa para o meio ambiente.

Verdade: A maior parte da soja cultivada hoje em dia é geneticamente modificada, o que amplia o uso de pesticidas e polui a biosfera.


Mito: O cultivo da soja é um auxílio para os países subdesenvolvidos

Verdade: Em países de terceiro mundo, o cultivo da soja toma o lugar dos cultivos tradicionais e transfere o valor adicional do processamento da população para as corporações multinacionais.

Fonte: Blog Alimentação Inteligente