Pessoal, hoje a matéria está incrível. Uma coluna do Jornal de Santa Catarina de ontem (segunda, 14 de outubro) da escritora Lara Ely, falando sobre várias técnicas de massagens, seus benefícios e explicando a diferença e o objetivo de cada uma delas. Aproveitem a leitura, nunca é tarde pra adquirir novos conhecimentos! Beijo Grande!
#Débora
Pela capacidade de acalmar transtornos da mente e males do corpo em uma sessão, massagem pode ser diferencial em tratamentos de saúde. Ferramentas poderosas da medicina, mãos são ao mesmo tempo símbolos de transmissão de afeto e alívio. baseado no potencial terapêutico do contato delas com o corpo, o homem desenvolveu, ao longo do tempo, formas distintas de massagem, sejam elas para amenizar dores ou até tranquilizar a mente. A maioria dessas técnicas é milena, nascida da medicina chinesa, em meados de 1800 a.C. Hoje, contam com influência da cultura ocidental. Enquanto as massagens orientais focam a fisiologia do sistema circulatório, a ocidental mira na fisiologia energética. Na teoria, a massagem consiste em um conjunto de toques exercidos no corpo, além de realizar movimentos nas articulações e nos alongamentos e aplicações de calor e frio. Na prática, é o bom e velho contato capaz de transmitir energia, intenção e calor.
De toda forma, as mãos são armas poderosas que estão ao alcance de todos, basta saber usar. o fisioterapeuta Plínio de Assis Brasil Neto defende a ideia de que nada substitui o benefício do toque. Segundo ele, uma cura se passa pela intenção do curador: "Os músculos guardam os sentimentos. Em uma massagem, recuperam-se as sensações das pessoas. O músculo tem uma capa, que guarda as memórias emocionais e de lesões. Tu mexes ali, e o corpo se autorregula, como um 'bio-feedback' ''- explica.
Terapeuta tântrica, Paula Fernanda entende que a massagem ajuda a pessoa a se identificar e a aceitar o próprio corpo. Para isso, é preciso permitir-se, já que a massagem pressupõe contato: ''O corpo ainda é tabu para muita gente. Embora a pessoa fique passiva na massagem, é uma forma de se perceber melhor.''
Existem diversos tipos de massagens, para inúmeras indicações. Para a fisioterapeuta Mariana Moraes, suas principais funções são aliviar estresse e tensão, diminuir e controlar dores musculares, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e a flexibilidade. Pelo potencial de integrar corpo e mente, sua principal missão é promover saúde e bem-estar.
Abaixo, conheça alguns tipos de massagens:
Tradicional Chinesa:
Uma acupuntura com os dedos. Assim pode-se definir a massagem baseada na medicina tradicional chinesa. A terapeuta identifica pelo pulso como está a circulação e, por uma conversa com o paciente, constata que os pontos do corpo cuja energia está bloqueada podem ser ativados com estímulo manual e de calor. Deslizando com os dedos pela região dorsal, braços, pernas, ela atua também nos pontos de tensão, e a dor vai aos poucos se dissolvendo. Nas regiões mais críticas, em órgãos que apresentam disfunções, é realizada a aplicação de calor a partir da ''mocha'', um carvão vegetal aquecido feito com artemísia, erva medicinal chinesa. A proposta é promover o aumento da circulação do sangue e da energia na região. Entre os benefícios estão a diluição das toxinas, melhoria do sono e diminuição da ansiedade. 'o calor promove relaxamento e ajuda a tonificar alguns órgãos tensionados pelo estresse do cotidiano'', diz Luciane Trucolo, que é fonoaudióloga, mas que fez vários cursos para se tornar especialista na área.
Shiatsu:
Assim como a tradicional chinesa, a shiatsuterapia trabalha nos bloqueios energéticos. Associada a outras terapias, ajuda no equilíbrio corporal e atua mais no sentido preventivo. O educador físico e especialista em shiatsuterapia Marcio Abreu explica que esse tipo de massagem é responsável por fazer integração do bem-estar físico e emocional: ''o nosso corpo cria proteções aos estímulos externos e vamos criando as tensões musculares''. No shiatsu, o terapeuta faz uma especie de raio-X com o toque das mãos, identificando pontos críticos da saúde. Baseado na medicina chinesa, inclui a pressão dos dedos, principalmente do polegar, e do cotovelo nos pontos tensionados. Os mais comumente atingidos são as regiões superiores, como cervical, trapézio, lombar e em torno da escápula. Além de equilibrar os pontos dos meridianos (canais de energia) do corpo, ela também ajuda no combate à insônia e à ansiedade, melhora a circulação sanguínea e alivia a dor causada por contratura e má postura (dores nas costas e articulações).
Estética:
A pessoa malha e a celulite não vai embora. Uma alternativa, nesse caso, é recorrer à massagem estética, que pode ajudar a melhorar a oxigenação das células para eliminar a celulite localizada. Mas para o resultado aparecer é importante que o tratamento estético não seja ação isolada. A fisioterapeuta Roberta Kaster Titton faz uma pré-avaliação, indicando os tratamentos apropriados para potencializar o emagrecimento: ''recomendamos que as clientes busquem tratamentos associados, como atividade física e alimentação balanceada''. Ela explica ainda que, entre as opções oferecidas na clínica onde trabalha, as mais procuradas são drenagem linfática e a modeladora. Enquanto a primeira age sobre o sistema linfático e drenagem de líquidos, a segunda objetiva modelar as camadas adiposas. O recomendado é que faça pelo menos 10 sessões. A drenagem também é recomendada no período pós operatório de uma cirurgia plastica: '' serve para evitar a formação de fibrose, espécie de cicatrização irregular''.
Desportiva:
A massagem que os atletas recebem após uma corrida, ou no intervalo de uma partida de futebol, são exemplos típicos da desportiva, que tem a intenção de evitar dores musculares antes ou depois do exercício. Essa técnica é indicada tanto para amadores quanto para profissionais e pode ser feita em pré e pós competição. Age nas dores do atleta, mas é indicada não só quando há lesão, mas para prevenir lesões. Antes de uma partida de futebol, por exemplo, é comum ver alguns atletas receberem massagem para ativar a circulação nos músculos. Ao final do jogo, a utilidade é acelerar o relaxamento e evitar lesão muscular. De acordo com o fisioterapeuta Plínio de Assis Brasil Neto, no pós jogo, ajuda na recuperação e a diminuir o tempo de recuperação. Segundo ele, antigamente, todo jogador vazia massagem para entrar em campo, servia como aquecimento. Hoje, é mais usada em caso de lesão e dor. Ela também ajuda a prevenir que se tenha câimbra, com a retirada dos metabólitos (as sujeiras que ficam no nosso organismo após grande esforço).
Tântrica:
Com o intuito de colocar a pessoa em contato consigo mesma, a massagem tântrica beneficia em muitos aspectos, principalmente relacionados à energia vital e à sexual. Ela é capaz de liberar os hormônios do prazer no corpo e aumenta a possibilidade de conexão com as outras pessoas, além da criação de vínculos emocionais. A terapeuta tântrica Paula Fernanda explica que esse tipo de massagem é voltada a públicos de idades variadas e pessoas que, em geral, não conseguem se liberar apenas por meio de conversa e terapia clínica: ''muita gente vem indicada por psicólogos e psiquiatras, para ter um suporte prático sobre autoconhecimento do próprio corpo''. Paula Fernanda também trabalha uma técnica de massagem chamada Sexological Body Work, método trazido da Europa e aprimorado na Índia e na Tailândia, em que manuseia as zonas erógenas do corpo, inclusive os genitais, para que a pessoa aprenda a conhecer melhor o que lhe dá prazer e faz relaxar.
Para Gestantes:
Os noves meses de preparação e expectativas em relação ao filho que está a caminho faz com que a gestante tenha um período marcado por dores nas costas. Carregar um bebê na barriga representa ganhar, em média, pelo menos 10 quilos extras e, com isso, ver as extremidades incharem, o corpo reter líquidos e a coluna ser comprimida. Para tornar esse período menos dolorido, a massagem pode ser uma forte aliada. A fisioterapeuta Ana Carolina Müler, que trabalha há 10 anos com gestantes, explica que a massagem durante a gravidez ajuda a evitar dores e deve começar a ser feita, preferencialmente, no inicio da gravidez. De acordo com ela, quando a dor aparecer, é mais recorrente nas costas, por conta do contrapeso feito pela coluna para compensar o crescimento do ventre. As opções mais trabalhadas com as futuras mamães são drenagem linfática, que, além de ser relaxante, ajuda na circulação, e manipulações na região lombar, glúteos e coxas. No trabalho de orientação, Ana ensina técnicas de massagem também para maridos ou acompanhantes de parto.