Pessoal, o texto hoje é em especial sobre a gelatina, como ela é feita, de onde é retirada e seus malefícios, tudo indica que ela também é cancerígena, mais infelizmente não achei o livro que diz corretamente o porque, prometo que assim que eu achar a referência adequada posto aqui, pra que vocês tenham acesso!
Espero que aproveitem as dicas! beijo Grande!
#Equipe
A gelatina tradicional é de origem animal, feita com o tutano, que se encontra no interior de ossos e cartilagens ou de tendões, ligamentos e até pele de animais como boi ou porco. Depois, ela passa por um processo de hidrólise e o produto final é um pó incolor e solúvel. Vou explicar mais detalhadamente: a Gelatina ou Gel (Gelatin Gel) é a proteína obtida de pele, tendões, ligamentos e/ou ossos fervidos com água de vacas, bois e, às vezes, porcos. A gelatina consiste de uma proteína derivada de 90% de colágeno que provém dos cortes de pele crua e das cabeças dos bovinos em geral. O produto é extraído cruelmente da raspagem do couro fresco e dos ossos, que são desengordurados e esmagados após 24 horas do abate. Os couros são lavados várias vezes com ácidos, e depois o produto extraído é exposto a uma solução de cal durante 5 a 10 semanas. A substância gerada é esquentada a 145°C, e então é resfriada rapidamente para solidificar-se, a partir daí já pode ser utilizada e consumida saborizada ou transformada em diversos doces, como gelatina, balas, caramelos, Maria mole, jujuba, bala de goma, geléia de mocotó, alguns chicletes, sorvetes, etc., assim como, também se identifica a presença nos produtos alimentícios a partir de processos químicos que geram aditivos com os nomes de emulsificantes, espessantes e gelificantes E 400 e E 495. Portanto, atenção! Enfim, um método de exploração animal bárbaro e subproduto gerado nada salutar.
A gelatina também é utilizada em xampus, máscaras faciais, e outros cosméticos. Por isso, cuidado não somente com os produtos alimentares, os produtos de beleza e muitos de limpeza tendem a usar a gelatina animal.
As opções de exploração animal mais conhecido são a gelatina em caixinhas de diversos sabores artificiais, inclusive diet e light, a gelatina em pó incolor ou em folhas, ambas sem nutrientes favoráveis ao organismo.
A gelatina comumente vendida em caixinhas de sabores variados é uma sobremesa nociva, especialmente para as crianças, pois contém substâncias como açucares, corantes e adoçantes, que em excesso ou com o passar dos anos podem causar sérios danos à saúde como obesidade e câncer. Vamos entender os riscos e ingredientes presentes nas gelatinas industrializadas.
A gelatina é desprovida de proteínas completas e incompletas, e estas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Outra cascata dizer que a gelatina é rica em proteínas. Sem falar que não apresenta vitaminas ou sais minerais protetores em sua composição.
Acrescida de muitos aditivos químicos, como acidulantes, reguladores de acidez e aromas artificiais. E ainda, muitas gelatinas são cheias de sódio (sal), que podem alterar a pressão arterial, e provocar retenção líquida e inchaços abdominais. Em excesso, todas essas substâncias oxidam o organismo, e são a causa de doenças degenerativas como cânceres, enfartos, derrames, etc.
A gelatina é constituída basicamente por duas proteínas- o colágeno e a elastina- e, por isso, é tiro e queda para reduzir a flacidez. Certo? Erradíssimo! Ingeridos, o tão famoso colágeno e elastina são metabolizados como alimentos e não tem a capacidade de enrijecer, melhorar os contornos corporais ou diminuir a celulite e a flacidez. Para construir músculos e deixar você mais durinha, o alimento precisa possuir certa quantidade de aminoácidos essenciais, que a gelatina de origem animal quase não tem. Se você quer ficar com tudo em cima precisa seguir uma dieta 100% vegetariana balanceada com todos os nutrientes, e principalmente, malhar! Então, é falso o mito de que a gelatina enrijece. Tudo balela, e pensar que muitos animais são mortos para a retirada do tutano com esta finalidade, sendo que o produto final (gelatina) não tem este poder. Promessa ilusória, mas o sacrifício dos animais é real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário